Potiguar planeja ser número 1 do mundo na natação
Quando o potiguar Bruno Fratus foi vice-campeão em 2010 no Troféu Maria Lenk e apresentou uma ameaça clara a hegemonia de César Cielo, a imprensa ficou perplexa com a reação do jovem de 20 anos. Ele disse que não gostou da medalha de prata em uma competição e o que seu objetivo é ser o melhor do mundo.
Campeão nacional em provas que contam com o ícone da natação mundial César Cielo? Falar isso pareceu, no mínimo, loucura de uma jovem revelação. Um ano depois, porém, Bruno mostrou que esse sonho era realmente possível e derrotou Cesão nos 100m livre no Troféu Maria Lenk.
Fratus provou que pode ser sim o melhor do mundo, apesar de competir com o genial César Cielo. Ele já havia comprovado o seu potencial, quando conquistou a medalha de prata nos 50m livre na competição nacional. Mas foi com essa vitória sobre o ainda melhor do mundo, César Cielo, que o Brasil abriu os olhos para o atleta potiguar e já conhece o nadador Bruno Fratus.
E César Cielo ser derrotado no Brasil era algo que a palavra improvável parecer ser até pequena para resumir, já que o campeão olímpico não perdia uma prova sequer em todo o mundo há três anos.
Quem pensa então que o jovem atleta agora está satisfeito se engana completamente. Bruno tem o objetivo claro em sua mente de ser campeão do mundo no Mundial de Xangai, que acontece em julho e quer ser também o principal nadador dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.
“Meu objetivo no Mundial será ganhar, por mais que isso soe pretensioso. Qualquer atleta de alto nível que se preze tem que ter esse pensamento. O objetivo tem sempre que ser fazer um gol na final de uma Copa. Ninguém quer ser o décimo. Nos privamos de muita coisa legal pelo esporte, então tenho que dormir e acordar pensando sempre em ser o primeiro. Mas como vai ser o meu primeiro, chegar na final já seria bem legal”, declarou o nadador potiguar, ao globoesporte.com.
Segundo ele, o fator surpresa foi bem favorável para que ele conseguisse uma vitória no Troféu Maria Lenk. “Na maioria das vezes, ninguém está olhando para mim e isso tira parte da pressão. Já estou acostumado a nadar ao lado do Cielo.
Muita gente me pergunta como é, e digo que para mim é como se fosse um treino, já que nadávamos juntos no Pinheiros”, salientou o nadador. E foi justamente nesses citados treinos que César Cielo apontou Bruno Fratus como o principal candidato a destaque da Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016. Só que a confirmação disso já vem incomodando César Cielo, que mostrou irritação quando perguntado sobre a vitória de Fratus “Foi bom pra ele”, disse o campeão olímpico. Será que Bruno Fratus vai irritar ainda mais o campeão olímpico e queimar etapas, deixando de ser candidato a estrela no Rio-2016 e já sendo o grande nome do Brasil em Londres-2012.É esse o objetivo de Bruno Fratus, mas César Cielo não quer sequer cogitar tal possibilidade, já que ainda quer brilhar em 2012 e se torna bi-campeão olímpico.