SEJA BEM VINDO AO SITE DA ACERN
O SUCESSO ESTÁ AQUI
ACERN - NATAL NA COPA 2014    ACERN - NATAL NA COPA 2014   ACERN - NATAL NA COPA 2014
NATAL-RN
CLIK AQUI ENTRE NO SITE
SEJA BEM VINDO AO NOSSO SITE
ACERN
ASSOCIAÇÃO DOS CRONISTAS ESPORTIVOS DO
RIO GRANDE DO NORTE
         ACERN - Associação dos Cronistas Esportivos do Rio Grande do Norte - CNPJ: 08.455.155/0001-82
               Av. Hermes da Fonseca -S/N - Estádio Juvenal Lamartine - Petrópolis - Natal-RN - CEP: 59.000.000
                                             Tel: 84-98818.4093
Todos Direitos Reservados-ACERN-2010-Desenvolvido por Washington José de Lima
ACERN
COLUNISTAS
Natal recebe grande evento de Ginástica
Continuação
A ASSESSORIA DE IMPRENSA DA SEEL TEM  O APOIO DA ACERN
Carlos Guerra Junior
"É a única competição internacional de ginástica artística no Brasil em um ano tão importante, por isso, é o momento crucial para as nossas seleções mostrarem que podem chegar longe. Queremos o apoio dos natalenses, pois eles serão muito importantes neste ano", disse Luciene, lembrando, inclusive, que esse é o primeiro ano em que as duas Seleções (masculina e feminina) estão pré-classificadas para as Olímpiadas. "Cumprimos a primeira etapa, que foi a pré-classificação. Agora é o momento de lutar pela classificação. E o Meeting de Natal faz parte dessa batalha", completou a presidente da Confederação. Além de Diego Hypólito, o evento em Natal contará com o medalhista na Copa do Mundo de Doha, Sergio Sasaki, Victor Rosa, Arthur Zanetti, entre outros. No feminino, os destaques ficam por conta de Daniele Hypólito, Jade Barbosa, Bruna Leal e Adrian Gomes, entre outras atletas de alto nível. O único receio de se fazer um evento tão grande de ginástica artística é a receptividade do público. No ano passado, a cidade recebeu a etapa final do Circuito Caixa de Ginástica Artística e se deparou com um pífio público de 100 pessoas, devido a falta de divulgação na mídia local. Além de ser um grande chance para torcer pelo Brasil e prestigiar nomes como Jade Barbosa, Daniele Hypólito e Diego Hypólito, os potiguares têm um motivo ainda mais especial para acompanhar esse grande evento. O Meeting marca o retorno da potiguar Ana Cláudia Silva a uma grande competição internacional, depois de um ano e quatro meses. Ana Cláudia passou um bom tempo se recuperando de uma cirurgia no joelho e, por isso, não pôde participar de competições. No início do mês, ela voltou a disputar eventos nacionais e, mesmo depois do longo tempo afastada, mostrou a já conhecida performance. A ginasta foi quarta colocada no Troféu Brasil de Ginástica e vice-campeã do Circuito Caixa. "Foi melhor do que eu esperava. Estou muito feliz com os resultados alcançadas, pois ainda estou longe da minha forma física", disse a ginasta. A ginasta segue treinando forte e acredita que pode conquistar nova medalha no Meeting em Natal. "Vou competir na minha casa, com o apoio da torcida. Essa motivação vai pesar muito mais do que a preparação física, que ainda está deficiente", salientou Ana Cláudia.
Presidente da Acern expõe sobre candidatura de Natal
Paulo Nogueira discursou no congresso da Abrace e defendeu que a capital potiguar está cumprindo o cronograma
O presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Rio Grande do Norte (ACERN), Paulo Nogueira, discursou no congresso da Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos (Abrace), que foi realizado entre os dias 28 e 31 de abril em Salvador.
Paulo Nogueira defendeu para jornalistas de todo o Brasil e autoridades do esporte a condição de Natal como cidade sede da Copa do Mundo de 2014, relatando sobre o cumprimento do cronograma.
"O cronograma que foi apresentado está sendo cumprido, então não precisa desse alarde todo que estão fazendo. A capital do Rio Grande do Norte é capaz sim de sediar os jogos da Copa do Mundo e vai mostrar isso para o mundo inteiro ver", disse Paulo Nogueira.
Paulo também mostrou argumentos para que o grande grupo de jornalistas presente não julguem Natal como objeto de críticas em todo o Brasil. O grupo de jornalistas era formado por representantes de todos os estados brasileiros e alguns de outros países.
O presidente da ACERN ainda comparou a situação de Natal com as outras capitais que sediarão a Copa do Mundo e em muitas dessas cidades os problemas são bem mais complicados.
"Problema todo mundo tem, afinal é um evento incomparável. No entanto, Natal está mostrando capacidade de sediar a Copa", declarou Paulo.
Venho, com sinceridade, agradecer ao reconhecimento que adquiri da Associação dos Cronistas Esportivos do Rio Grande do Norte (Acern). Fui o indicado por esse respeitado órgão, para ser o novo assessor de imprensa da Secretaria Estadual de Esportes e Lazer do Rio Grande do Norte (Seel). Gostaria de agradecer a pessoa do jornalista Paulo Nogueira. Esse homem de enorme caráter e que fez da Acern uma instituição respeitada na imprensa esportiva do Rio Grande do Norte e do Brasil. Posso afirmar que o reconhecimento é nacional, pois prestigiei um congresso da Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos (Abrace) e vi o quanto as pessoas queriam realizar um congresso nacional em Natal.
  ASSUMIMOS A ASSESSORIA DE IMPRENSA DA SEEL COM O APOIO DA ACERN
Centenário de Parelhas se apresenta e contrata ídolos do Baraúnas
 
Azulão do Seridó fechou as contratações dos zagueiros Índio e Nildo, além do meia Everton Santos e o atacante Felipe
O Centenário de Parelhas já está treinando para a Segunda Divisão do Campeonato Estadual. O time se apresentou nesta quarta-feira (17), no Centro de Treinamento do Baraúnas, a Toca do Leão, em Mossoró. Os treinamentos do time serão em Mossoró, devido a uma parceria estabelecida entre o Baraúnas e o time parelhense. Cerca de 70% do elenco se apresentou ao time e teve uma conversa com o técnico Zezinho Mossoró.
Os jogadores do Centenário que estiveram presentes neste primeiro trabalho foram os goleiros Índio e Jefferson, os laterais Preto, Flavinho e John, o zagueiro Bruno Recife, os volantes Bruno Bila, Renan Pedro, Coimbra e Daniel, os meias Diego e Pedrinho Mossoró, além dos atacantes Robertinho e Renan Willien. Além deles, atletas que serão utilizados na Copa Oeste, pelo Baraúnas, como o volante Rafael Formiga e o meia-atacante Mirandinha também participaram da atividade.
A grande novidade do dia, no entanto, foi o anúncio das contratações de dois ídolos do Baraúnas. Tratam-se dos zagueiros Índio e Nildo, que já defenderam o Tricolor em diversas oportunidades e sempre corresponderam às expectativas dos torcedores, conquistando títulos como o Campeonato Estadual de 2006 e a Copa RN de 2007. Índio inclusive participou do Campeonato Estadual deste ano sendo o capitão do Leão em algumas oportunidades, enquanto Nildo estava recentemente nos Emirados Árabes, defendendo a equipe do Al-Oruba.Além desses jogadores, foram anunciadas as contratações de outros reforços. Trata-se do atacante Felipe, atleta que participou da Taça Cidade de Mossoró pelo Baraúnas, e do meia Everton Santos, jogador que estava no Galícia-BA e chamou a atenção do time parelhense ao fazer uma atuação destacada pelo Areia Branca na Taça Cidade de Mossoró.O técnico do Centenário de Parelhas, Zezinho Mossoró, ainda espera as chegadas do goleiro Roberto, do lateral-direito Johnson e do atacante Adalgiso Pitbull, que estão defendendo o Ypiranga-AP. Assim como o volante Rafael Potiguar irá se apresentar ao time logo que for encerrada a sua participação no Potiguar de Mossoró na Taça Cidade de Mossoró. Outros dois atletas esperados são o meia Totó e o atacante Sandrinho Paraíba, que estão em Campina Grande. O meia-atacante Allan também é aguardado, mas ainda será decidido se ele ficará no grupo do Baraúnas que disputará a Copa Oeste ou no Centenário de Parelhas para jogar a Segundona.O treinador ainda solicitou o reforço de pelo menos mais um zagueiro, para encerrar o ciclo de contratações, até mesmo porque os zagueiros anunciados pelo Centenário, Sandnelle e Ícaro Christian, não serão mais contratados pelo time parelhense.
TREINADOR DIÁ DO AMÉRICA JÁ ESTAVA NA CORDA BAMBA
TREINADOR DIÁ TROCADO POR FLÁVIO ARAÚJO
Queda programada!
 
Demissão de treinador do América estava prevista há duas semanas
A diretoria do América tentou esconder o desejo de demitir o técnico Francisco Diá, negava que ele estivesse ameaçado e os diretores ainda se irritavam se o assunto fosse colocado em pauta. Só que, após a derrota para o Santa Cruz-RN, Diá foi demitido e Flávio Araújo assumiu o América.
 
Surpresa? Só para aqueles que acreditaram no discurso dos diretores americanos,pois essa mudança no comando técnico já estava programada há um bom tempo.
 
O Blog Trampolim da Vitória mostrou nesta semana que o técnico Flávio Araújo foi sondado para retornar a equipe do Icasa há duas semanas. Porém, ele pediu um tempo de quinze dias para aceitar o convite, já que estava esperando uma definição do América de Natal, clube em que estava negociando.
 
A imprensa cearense inclusive estava acompanhando essa possibilidade de Flávio Araújo retornar ao América. Apesar dessas notícias, o novo técnico americano nega que havia sido procurado anteriormente.
 
“Fui convidado pelo América, após a queda do técnico Diá e aceitei o convite. Estou muito feliz em trabalhar no clube, por sua expressividade que eu já co-nhecia, até mesmo porque eu trabalhei no Potiguar de Mossoró e todo mundo que trabalha no Rio Grande do Norte deseja um dia vir para o América”, salientou o técnico Flávio Araújo.
 

COINCIDÊNCIA?
 
A data em que a imprensa cearense anunciou a possibi-lidade de Flávio Araújo assumir o comando do América coincide com o primeiro resultado negativo da era Francisco Diá.
 
O time americano empatou com o Palmeira de Goianinha pelo placar de 1 a 1 no dia 23 de junho, há pouco mais de duas semanas. Depois disso, o Alvirrubro ainda foi goleado pelo Santa Cruz de Recife, que irá disputar a Série D do Campeonato Brasileiro, depois ficou no empate em casa com essa equipe. Os resultados foram considerados desastrosos e a diretoria americana perdeu a paciência total com a derrota para o Santa Cruz do Trairí.
 
Com isso, Diá encerrou a sua terceira passagem pelo clube, sendo a segunda vez demitido já na fase inicial.
JOSÉ ALCIR MOSTRA VIGOR FÍSICO EM GUADRA
Aos 82 anos, José Alcir mostra vigor físico no basquete José Alcir é um senhor de muita vitalidade. Aos 82 anos, esse cearense é o homem mais velho entre todos os participantes do Mundial de Basquetebol Master. E, apesar da idade avançada, ele busca manter a forma e continua jogando com qualidade. Atualmente, José Alcir mora no Distrito Federal, mas também já morou no Rio Grande do Norte na década de 50 e atuou na equipe da AABB-RN. A idade não é algo que envergonhe José Alcir. Quando alguém procura entrevistar a sua equipe, a 75+ do Brasil, ele logo diz, com muito orgulho: “Sou o mais velho de todos, nesse campeonato”. Ao ser perguntando se ele é o mais veterano, Alcir nega. “Sou o mais velho, veterano aqui tem demais, pessoas que viveram no basquete momentos de grandes glórias e têm grandes experiências profissionais. Eu sou o mais velho, o que tem mais idade, apenas isso”, brinca aos sorrisos.
O evento vai contar com quatro seleções altamente envolvidas na competição e que, certamente, vão se doar ao máximo no ginásio natalense. Isso porque é o último preparativo para a Etapa da Copa do Mundo de Ginástica, que acontecerá entre os dias 30 de junho e 03 de julho na China. Assim como será, também, o grande preparativo para o Mundial e os Jogos Pan-Americanos, que ocorrerão em outubro.O principal nome presente no Meeting Internacional de Ginástica Artísitca é o tricampeão mundial Diego Hypolito, que é o principal nome da modalidade solo em todo o planeta. Ele vem motivado para Natal, porque sabe o quanto é importante esse bom resultado, para o intuito principal da Seleção Brasileira, que é a classificação para os Jogos Olímpicos, através de uma boa classificação para as Olimpíadas."Temos que mostrar nessa competição internacional que somos capazes. Vamos enfrentar seleções excelentes e, com certeza, será um teste de fogo", disse o atleta.  A presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Luciene Resende,  sabe o quanto será difícil a classificação da Seleção Brasileira, mas avalia que o título no Meeting poderá ser um divisor de águas.
Natal vai ser o palco de mais uma grande competição de ginástica artística. Entre os dias 23 e 26 de junho, o ginásio da UFRN  vai receber a elite do Brasil, França, Espanha e Porto Rico, tanto masculina, como feminina durante o Meeting Intenacional, que é um encontro entre  países. Continuação da matéria na coluna lateral direita.
Natal recebe grande evento de Ginástica
RN ganha destaque mundial através do MMA
Esqueça o futebol! Mesmo com o ABC na Série B, esse, definitivamente, não é o esporte que traz mais projeção para o  Rio Grande do Norte. Frequentemente existem comprovações  disso. Se no começo do mês foram os nadadores do RN Marcos  Macêdo e Bruno Fratus que ganharam destaque nacional, maio termina com os lutadores de MMA (antigo vale-tudo) Gleison     Tibau e Renan Barão vencendo nos Estados Unidos e sendo os únicos brasileiros a ganhar na 130ª edição do Ultimate Fighting Champioship, que aconteceu no último sábado (28) e contou com cinco brasileiros. Gleison Tibau enfrentou o pernambucano Rafaello Trator. Os dois atletas começaram se estudando,
soltando alguns jabs para encontrar a distancia mas Tibau mandou um bom golpe e derrubou no fim do round 1. Tibau mandou um bom golpe de esquerda e derrubou o Trator. Tibau permaneceu por cima e lançando mais golpes, Rafaello deu as costas e Tibau não perdeu a chance e encaixou um Mata Leão, finalizando o Pernambucano Trator. Vale salientar que Rafaello Trator substituiu Bart Palaszewski nessa última semana e o Gleison Tibau foi chamado a quase 1 mês antes do evento e teve que perder 18kg. O potiguar Renan Barão foi o responsável por abrir o dia de lutas no UFC 130. Ele começou bem, botou seu adversário pra baixo várias vezes mas não conseguia impor seu jogo no chão. Ambos lutadores trocaram bons socos em pé, bons chutes de ambos atletas, o Barão mandou algumas joelhadas voadoras mas o terceiro round o Brasileiro ainda conseguiu manter o gás e continuou na vantagem para o último round. Renan Barão após fazer boa estreia no UFC e vence Cole Escovedo por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28).
MMA no RN
O nome MMA, que vem do nome inglês Mixed Martial Arts, pode parecer um tanto quanto estranho para a realidade do Rio Grande do Norte, mas não é. A mistura das artes marciais é um nome mais sutil que deram ao antigo vale-tudo. Esse esporte está atualmente entre os mais praticados no Estado. O trabalho  de massificação desse esporte começou a cerca de dez anos, quando Assuério Silva chegou ao topo do mundo, conquistado uma vaga pioneira para o RN no Ultimate Fighting Champioship, evento norte-americano que estava começando a se firmar como um dos maiores do planeta e ganhava cada vez mais espaço em relação ao Pride, de origem japonesa. Foi nesse período que Gleison Tibau foi incentivado pelo próprio Assuério para se dedicar aos treinamentos e, com isso, também chegou ao Ultimate Fighting Champioship, depois que o evento já se consolidou como maior do planeta, e ainda motivou ainda mais outros potiguares.
A nova geração do MMA conta ainda com mais nomes. Além de Renan Barão, que estreou no último sábado, o estado conta com diversos campeões de eventos regionais e nacionais. Além dos atletas Patrício Pitbull, que compete no Bellator Champioship, evento que também acontece nos Estados Unidos e de Jussier Formiga, que atualmente luta no Tachi Palace Fights 10 e já considerado o melhor do mundo da sua categoria, até 56kg. Agora, a projeção do RN deve aumentar ainda mais, já que a repercussão em torno do UFC está em crescente, depois que a Rede Globo aceitou fazer a divulgação do esporte e vem dando projeção a modalidade. Além disso, no mês de agosto vai acontecer uma edição do Ultimate Fighting Champioship no Brasil.
 
 
Baraúnas apoia campanha em favor do Nogueirão
Potiguar planeja ser número 1 do mundo na natação
Quando o potiguar Bruno Fratus foi vice-campeão em 2010 no Troféu Maria Lenk e apresentou uma ameaça clara a hegemonia de César Cielo, a imprensa ficou perplexa com a reação do jovem de 20 anos. Ele disse que não gostou da medalha de prata em uma competição e o que seu objetivo é ser o melhor do mundo.
Campeão nacional em provas que contam com o ícone da natação mundial César Cielo? Falar isso pareceu, no mínimo, loucura de uma jovem revelação. Um ano depois, porém, Bruno mostrou que esse sonho era realmente possível e derrotou Cesão nos 100m livre no Troféu Maria Lenk.
Fratus provou que pode ser sim o melhor do mundo, apesar de competir com o genial César Cielo. Ele já havia comprovado o seu potencial, quando conquistou a medalha de prata nos 50m livre na competição nacional. Mas foi com essa vitória sobre o ainda melhor do mundo, César Cielo, que o Brasil abriu os olhos para o atleta potiguar e já conhece o nadador Bruno Fratus.
E César Cielo ser derrotado no Brasil era algo que a palavra improvável parecer ser até pequena para resumir, já que o campeão olímpico não perdia uma prova sequer em todo o mundo há três anos.
Quem pensa então que o jovem atleta agora está satisfeito se engana completamente. Bruno tem o objetivo claro em sua mente de ser campeão do mundo no Mundial de Xangai, que acontece em julho e quer ser também o principal nadador dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.
“Meu objetivo no Mundial será ganhar, por mais que isso soe pretensioso. Qualquer atleta de alto nível que se preze tem que ter esse pensamento. O objetivo tem sempre que ser fazer um gol na final de uma Copa. Ninguém quer ser o décimo. Nos privamos de muita coisa legal pelo esporte, então tenho que dormir e acordar pensando sempre em ser o primeiro. Mas como vai ser o meu primeiro, chegar na final já seria bem legal”, declarou o nadador potiguar, ao globoesporte.com.
Segundo ele, o fator surpresa foi bem favorável para que ele conseguisse uma vitória no Troféu Maria Lenk. “Na maioria das vezes, ninguém está olhando para mim e isso tira parte da pressão. Já estou acostumado a nadar ao lado do Cielo.
Muita gente me pergunta como é, e digo que para mim é como se fosse um treino, já que nadávamos juntos no Pinheiros”, salientou o nadador. E foi justamente nesses citados treinos que César Cielo apontou Bruno Fratus como o principal candidato a destaque da Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016. Só que a confirmação disso já vem incomodando César Cielo, que mostrou irritação quando perguntado sobre a vitória de Fratus “Foi bom pra ele”, disse o campeão olímpico. Será que Bruno Fratus vai irritar ainda mais o campeão olímpico e queimar etapas, deixando de ser candidato a estrela no Rio-2016 e já sendo o grande nome do Brasil   em Londres-2012.É esse o objetivo de Bruno Fratus, mas César Cielo não quer sequer cogitar tal possibilidade, já que ainda quer brilhar em 2012 e se torna bi-campeão olímpico. 
CAIU A PATENTE
A arbitragem do Campeonato Estadual não vem agradando a clube algum. Reclamar, vale a pena? Vale sim.  O Baraúnas fez uma reclamação formal ao presidente da Comissão de Arbitragem, Ricardo Albuquerque, solicitando que o árbitro Leandro Saraiva não apite mais
jogos do Baraúnas.Leandro Saraiva prejudicou nitidamente o Tricolor nos dois jogos contra o ABC e também em uma prtida contra o Alecrim. A Comissão de Arbitragem garantiu que Saraiva não será mais escalado para trabalhar em jogos do Baraúnas.Além disso, o árbitro teve uma queda em sua patente. Ele que já foi escalado para apitar jogos decisivos foi escalado para ser apenas o quarto árbitro no confronto entre América e Alecrim. É um início para a busca da moralização da arbitragem no Rio Grande do Norte, que está tão sem credibilidade.Suélson Diógenes e Ítalo Medeiros já haviam sido penalizados quando clubes da capital reclamaram dos seus trabalhos. Agora, a Comissão mostra que também escuta os clubes do interior, basta que eles saibam a quem reclamar.Atitudes como essa ajudam a melhorar a imagem da arbitragem do RN, mas só acredito mesmo que teremos excelentes juízes quando houver a profissionalização da arbitragem e o uso da tecnologia, mas aí já é assunto para outra coluna.
  
A diretoria do Baraúnas resolveu apoiar a participação dos torcedores em uma campanha que busca melhorias para o estádio Professor Manoel Leonardo Nogueira, o Nogueirão. O projeto intitulado com “Salve o Nogueirão” é organizado por torcedores dos dois clubes mossoroenses, Baraúnas e Potiguar, e já tem uma nova mobilização marcada para o próximo sábado (4), em amistoso beneficente que acontecerá no próprio estádio  Nogueirão.
 

A primeira movimentação do projeto foi realizada em um ponto estratégico do Centro da Cidade com a expectativa de conseguir 200 assinaturas. No entanto, a participação dos torcedores superou a expectativa da organização, que conseguiu colher assinaturas de quase 300 torcedores.
 

A maior reivindicação dos torcedores é sobre a capacidade do estádio, que já chegou a receber público de 18 mil torcedores e hoje está apto a receber apenas 3500 torcedores, já que devido a falhas em sua estrutura física, o Nogueirão está com vários pontos interditados.
 

“É uma pena saber que uma cidade como Mossoró, que vem se desenvolvendo a cada ano que se passa não ter um estádio que acompanhe o ritmo acelerado do seu crescimento. É mais decepcionante ainda saber que o estádio Juvenal Lamartine, que será reformado, em Natal, custará R$ 8 milhões aos cofres públicos, enquanto o Nogueirão, sequer é ajustado para receber jogos do Campeonato Potiguar”, comentou o torcedor do Leão Saulo Freitas, que cobrou mais atenção do poder público.
 

Após a segunda mobilização, que será realizada no próximo sábado (4), em amisto entre Baraúnas e Potiguar, o idealizador do projeto, Luan Rosário, deverá entregar o abaixo-assinado à LDM, Prefeitura de Mossoró e possivelmente ao Governo do Estado.
 

“Não podemos fazer com que o futebol local caia no esquecimento, o futebol mossoroense já passou por momentos de sucesso, quando o Potiguar foi Campeão Estadual em 2004, e o Baraúnas em 2006. Não podemos esquecer também da campanha do Baraúnas em 2005, na Copa do Brasil. Temos que ter um estádio que tenha capacidade para proporcionar um verdadeiro espetáculo”, declarou Luan Rosário, que espera ainda mais torcedores na próxima movimentação.
 
Fonte:
Giordano Bruno
Assessor de imprensa do Baraúnas
Cel: (84) 9925-4601
E-mail: giordbruno@gmail.com / giordano_br2@hotmail.com